Resenha: A Menina que Roubava Livros, de Markus Zusak

Oi meu amores! Que saudades de vocês.
Hoje eu voltei e pra fazer uma resenha de um livro, que eu li no começo do ano, inclusive é um dos melhores que eu já li.



O livro é narrado pela morte. Sim, exatamente! Pode parecer um pouco confuso, mas a partir do momento em que você começa a ler, você acaba entendo tudo.
A morte, por incrível que pareça, é muito simpática. E vai contar a trajetória de uma menina muito especial, Liesel Meminger, também conhecida como: A Menina que Roubava livros.

Durante a 2ª Guerra Mundial, nos tempos do Holocausto, Lieasel, por ter uma mãe comunista, teve de se mudar para o pobre subúrbio de uma cidade Alemã, com o seu irmão. Mas, no meio da viagem, o mesmo acaba falecendo e é em seu "enterro" que o coveiro deixa cair um pequeno livro e Liesel pega para si. O primeiro livro, de muitos.

A família que adotou a menina é composta por um velho homem, muito bondoso e carismático, e uma mulher que, apesar de ser muito rigorosa, é também muito acolhedora. Tudo é muito novo para a garota, vendo-se sozinha ela encontra conforto com o livro roubado. O problema, porém, é que Liesel não sabe ler. Mas, seu pai adotivo, está disposto a mudar isto.

Um pouco mais acostumada com a nova vida, ela faz amizade com Rudy, um garoto que mora na mesma rua. E é ele quem vai se tornar seu melhor amigo e sua maior paixão.

Algum tempo depois, o pai de Liesel dá abrigo a um Judeu, Max. Um homem muito quieto, magro e, acima de tudo, apaixonante! Ele é escondido no porão da casa da família e logo a menina cria uma amizade com ele. Max, em troca, escreve um livro para a garota (chorei um pouco, talvez muito, quando eu li o que ele escreveu haha).



Um dos melhores livros que eu já li na minha vida! Pra quem ainda não sabe, eu ganhei esse livro do meu professor de português. Eu sempre tive curiosidade em ler esse livro, primeiro pelo título e segundo pela capa.

Caramba, não sei o que dizer da escrita desse autor. Cativante, talvez maravilhosa. Não sei ainda.
Mas aqui vai uma dica de leitora: NÃO LEIA ESTE LIVRO NO VERÃO!
Por ser bastante denso, e por se passar no inverno, é preferível de ser ler no frio.
Mais uma dica: quando for ler este livro, pare tudo o que está fazendo, por que ele precisa 100% da sua atenção. Não leia ouvindo música, nem quando a TV estiver ligada, ou se tiver alguém perto falando. Vai por mim, não vai dar certo. Se você perder uma frase, que seja, você não entenderá mais nada.


Pode ser que você tenha um pouquinho de dificuldade no começo, mas não desista, quando você menos esperar já estará amando cada paragrafo.
Em diversas partes do livro, a morte vai deixando suas notas. O que torna a leitura MUITO mais interessante e agoniante, ao mesmo tempo.

A escrita deste autor, será diferente de tudo que você já leu um dia.



O livro já virou filme e eu ainda não vi. Mas, pelo trailer, ele pareceu bem fiel! Eu pretendo ver em breve. Se você já fez isso, deixe aqui nos comentários o que achou da adaptação, e do livro também é claro!



Vou deixar o Trailer ali em baixo, para quem estiver com curiosidade!

Gênero: Romance
Páginas: 480
Nota: 5/5 
Editora: Intrínseca 

2 comentários:

  1. Vários elogios do livro. Ano passado ele foi uma leitura obrigatória na minha escola :3

    http://achadosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ana, eu também amei esse livro! A única crítica ruim que tenho dele é que o autor escreveu de uma maneira um pouco complicada, e com palavras bem difíceis (eu li junto com um dicionário), mas a história é um pouco infantil para os adultos.

    ResponderExcluir