Resenha: A Vida do Livreiro A. J. Fikry, de Gabrielle Kevin

Oi gente, como vocês estão?
Eu sei que eu andei meio sumida, me desculpem por isso... Mas, enfim, cá estou eu e hoje eu vou fazer mais uma resenha de um livro que eu recebi de cortesia da Editora Parelela.

Espero que gostem...


A. J. Fikry, assim como o título já diz, é dono de uma livraria em Alice, chamada "Island Books". A cerca de dois anos, A.J. perdeu a mulher em um acidente de carro e após esse ocorrido ele se tornou um homem meio "ranzinza", se assim eu posso dizer, totalmente sarcástico e irônico. Fechado em seu próprio mundo.

Eis que um dia Amelia, uma moça muito bonita e com um jeito de se vestir um pouco exótico, aparece na livraria para oferecer novos livros, já que ela trabalha em uma editora. A. J. trata Amelia do pior jeito possível e depois que ela vai embora ele acaba se arrependendo do modo que a tratou.

Desde a morte de sua esposa, ele costumava beber até desmaiar todas as noites. Ele sabe que não é um homem rico, e não possui nada de valor na sua casa. Apenas um raríssimo livro de E. A. Poe e certa noite, este livro é roubado deixando A. J. completamente aborrecido.

Mas, é na noite seguinte que ele tem a maior surpresa de todas. Após deixar a porta de sua casa aberta, sabendo que nada mais de valor poderia ser roubado, ele leva o maior susto ao ver, no chão de sua casa, um "presente" que mudará toda a sua vida.


Eu lembro de ter lido sem muitas expectativas para esse livro, mas tomei o maior tapa na cara assim que eu li a primeira página e me apaixonei pela escrita da autora. Que livro maravilhoso, ele é tão simples, mas tão cheio de conteúdo, tão leve e tão denso ao mesmo tempo. Nada de bombástico acontece com o decorrer do livro, mas, nem por isso, "A Vida do Livreiro A. J. Fikry" é chato ou cansativo. Muito pelo contrário, alias.

Eu amei o A. J., ele faz totalmente o meu tipo. Ele é todo sério, cheio de sarcasmo, ironia e é muito inteligente. Ele ama os livros e tem gostos bastante exigentes. É tão engraçado o jeito que ele conta as coisas, o modo como ele vive. 


Eu saparei vários quotes, porque cada página tinha uma frase com a qual eu me identificava, ou achava bonita. A história toda é contada de uma forma muito ágil e gostosa.

O único problema, é que eu não pude aproveitar tanto o livro, até porque eu estava/estou com a maior ressaca literária da minha vida e isso me atrapalhou completamente.


E pra quem ficou curioso(a), aqui vão alguns quotes que eu separei...:

A Desvantagem de morar sozinho é, qualquer bagunça que faça, você mesmo tem que limpar.
Faz muito tempo. antes de me tornar livreiro, quando eu tinha fins de semana e noites solitários, no tempo em que eu lia por prazer, lembro que havia diversão. Tão, tão vagamente. Sim!
As pessoas contam mentiras chatas sobre política, Deus e amor. Você descobre tudo o que precisa saber sobre uma pessoa, com a resposta dessa pergunta: Qual é o seu livro favorito?
Ás vezes os livros só nos encontram no momento certo.

Então é isso, espero que tenham gostado da resenha. Eu amei esse livro e recomendo muito. Pra quem já leu, comenta aqui embaixo o que achou. Até a próxima.

Gênero: Romance
Páginas: 186
Nota: 5/5 
Editora: Paralela
 

 
 

2 comentários: