Hoje, a resenha é de um livro muito lindo e maravilhoso que eu li nas minhas férias do ano passado. Então, vamos?
Sinopse: " Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz ideia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga.
Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável."
Comentário: Por ser um livro narrado por uma criança, vemos toda a inocência de Bruno. Comecei sem nenhuma expectativa e fui muito surpreendida - principalmente o final. Em muitos pontos eu me revoltei, não com a estória em si, mas, com tudo que estava acontecendo ali no cenário, todo o Holocausto e a injustiça com os judeus. Eu fiquei imaginando o que eu teria feito se vivesse naquela época e não cheguei a nenhuma conclusão.
O livro é bem fininho e as coisas fluem muito bem. John Boyne consegue te fazer pensar e temer com apenas poucas páginas. No último capítulo, eu senti uma aflição fora do normal, assim como a minha revolta. Eu amei, dei 5 estrelinhas porque ele merece!
Existe um filme, com o mesmo nome, que é extremamente fiel ao livro. É incrível, chorei horrores no final. Leitura mais do que recomendada e filme mais do que recomendado também!
Era isso, espero que tenham gostado! Até a próxima.
Gênero: Drama
Páginas: 186
Nota: 5/5
Editora: Seguinte
Eu me senti exatamente como você.
ResponderExcluirPs: Seu blog é lindo, e suas fotos também.
bjs
Gente seu blog é lindo! Como respira?? haha
ResponderExcluirSobre o livro, ainda não tive coragem de ler, já choreii horrores no filme, imagina no livro!
Beijão
Olá!
ResponderExcluirUm dos livros mais emocionantes que eu já li. Entendo a revolta que você mencionou na resenha. É uma história bem triste.
http://ymaia.blogspot.com.br/